Rua Manoel da Nobrega, 11, Vila Santa Catarina – Americana, SP

Ultrassonografia

Sobre o Exame

A ultrassonografia é um exame de imagem amplamente utilizado na área médica para visualizar estruturas internas do corpo, principalmente órgãos e tecidos.

Sem utilizar qualquer tipo de radiação, somente através de ondas sonoras de alta frequência, o exame de ultrassom produz imagens em tempo real que permitem enxergar e avaliar órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo, auxiliando no diagnóstico de diversas condições médicas.

Em geral, este modelo de exame pode ser dividido em duas categorias principais: ultrassonografia gestacional e de diagnóstico.

Ultrassonografia Gestacional

Essa categoria é realizada durante todo o período de gestação da mulher, desde para confirmar a gravidez, monitorar o desenvolvimento fetal e determinar a idade gestacional até avaliar a placenta, verificar a posição do feto e, também, detectar possíveis anomalias.

Em geral, trata-se de um exame importante para acompanhamento pré-natal e oferece informações essenciais para a saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Ultrassonografia de Diagnóstico

Diferentemente da gestacional, essa categoria abrange uma ampla variedade de exames de ultrassonografia realizados com o objetivo de diagnosticar condições médicas em diferentes partes do corpo.

Mais precisamente, a ultrassonografia de diagnóstico pode ser utilizada para avaliar órgãos como abdômen, tireoide, mamas, músculos, articulações, vasos sanguíneos e outros sistemas, fornecendo informações detalhadas sobre possíveis anormalidades, condições ou doenças.

Principais exames de Ultrassonografia

Como já mencionado anteriormente, a ultrassonografia pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para acompanhamento gestacional, dito isso, conheça os principais exames de ultrassom e suas respectivas funcionalidades:

Ultrassonografia abdominal

Avalia órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins e intestinos, auxiliando no diagnóstico de condições como cálculos biliares, tumores, inflamações e doenças hepáticas.

Ultrassonografia obstétrica

Realizada durante a gravidez para acompanhar o desenvolvimento fetal, verificar a saúde do feto, determinar a idade gestacional, avaliar a placenta e, também, detectar possíveis anomalias.

Ultrassonografia da tireoide

Avalia a glândula tireoide em busca de nódulos, cistos, inflamações ou alterações relacionadas a condições como hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Ultrassonografia músculo-esquelética

Avalia articulações, músculos, tendões e ligamentos, auxiliando no diagnóstico de lesões, tendinites, bursites e outras condições musculoesqueléticas.

Ultrassonografia de mama

Realizada para avaliar a saúde das mamas, auxiliando na detecção de nódulos, cistos, tumores e outras alterações, tanto em mulheres com sintomas ou em programas de rastreamento quanto em homens com suspeita clínica de ginecomastia.

Ultrassonografia vascular

Utilizada para avaliar o sistema vascular, como veias e artérias, atuando no diagnóstico de doenças vasculares, tromboses, aneurismas e obstruções.

Ultrassonografia transvaginal

Tratando-se de um exame não invasivo, é capaz de avaliar o útero e o colo do útero, canal vaginal, trompas e ovários das mulheres.

Ultrassonografia de próstata

Realizada para analisar a bexiga, próstata e as vesículas seminais do homem de modo não invasivo e indolor.

Ultrassonografia das vias urinárias

Avalia os órgãos que fazem parte do aparelho urinário, incluindo os rins, ureteres, uretra, bexiga e, no caso dos homens, a próstata também.

Diagnóstico de condições médicas

Acompanhamento e monitoramento

Rastreamento e prevenção

Segurança durante a gravidez

Principais dúvidas sobre o exame

Apesar de já ser amplamente utilizada na prática médica, ainda é comum o surgimento de algumas dúvidas em relação à ultrassonografia. Dito isso, separamos as principais delas e as respondemos para você. Confira:

O ultrassonografista aplica um gel na região a ser examinada e desliza um transdutor sobre a pele, que emitirá ondas sonoras de alta frequência. Estas ondas, por sua vez, são refletidas pelos órgãos e tecidos internos, gerando imagens em tempo real visualizadas em um monitor.

Sim, é necessário preparação antes do exame, que pode variar dependendo do tipo de ultrassonografia a ser realizada. Em alguns casos, é preciso ficar em jejum por algumas horas antes do exame. Já em outros, pode ser necessário beber água em quantidade específica antes do exame para preencher a bexiga.

Mais abaixo, detalharemos mais sobre os preparos de cada tipo de exame.

Em geral, o exame de ultrassonografia é indolor, isso porque o gel utilizado pode estar em temperatura ambiente ou aquecido, e o transdutor é suavemente deslizado sobre a pele.

Alguns pacientes, no entanto, podem sentir um leve desconforto durante o exame, especialmente em áreas sensíveis, mas isso é temporário e não causa dor significativa.

A duração do exame pode variar dependendo do tipo e da área a ser examinada, contudo, em geral, um exame de ultrassonografia costuma durar de 15 a 30 minutos.

Em casos mais complexos ou em exames que requerem uma avaliação mais detalhada, o tempo pode ser maior.

Em geral, o ultrassonografista analisará as imagens durante o exame e poderá fornecer algumas informações preliminares. No entanto, para um diagnóstico mais completo, é necessário que um médico radiologista ou especialista analise as imagens em detalhes.

Os resultados finais são geralmente disponibilizados em forma de laudo médico após a análise pelo médico especializado.

Agende já a sua consulta com a maior referência de Americana e região!

Prepação para a sua Ultrassonografia

Assim como foi respondido na Pergunta 2 das “Principais Dúvidas sobre o Exame”, é necessário sim se preparar para a sua ultrassonografia, contudo, esta preparação pode variar dependendo do tipo. Vejamos:

Jejum de 8 horas

  • Abdome total;
  • Abdome superior;

Bexiga cheia

  • Abdômen total;
  • Pélvico;
  • Aparelho urinário;
  • Abdome inferior;
  • Próstata via
    abdominal.

Antecedência

Todos requerem uma antecedência de 10 minutos.

Documentos

  • Pedido médico;
  • Identidade;
  • Carterinha.

Tenha um diagnóstico rápido e preciso com quem é especialista e referência na área!